domingo, 29 de abril de 2012

HOMÍLIA DA MISSA DO TERÇO DOS HOMENS EM LAGOA SECA

HOMÍLIA DA MISSA DO TERÇO DOS HOMENS EM LAGOA SECA
João Paulo II no Ano do Rosário (de Outubro de 2002 à Outubro de 2003), acrescentou ao Santo Rosário a contemplação dos Mistérios da Luz, onde se acompanha Nosso Senhor Jesus Cristo desde o seu batismo no Rio Jordão até a instituição do Santíssimo Sacramento.
Sabemos do sentido profundamente bíblico do Terço, mas quero acompanhar nas diversas aparições de Nossa Senhora o seu apelo a oração tão querida e tão recomendada por Ela.
Em Lourdes (França), onde em 1854 a Santíssima Virgem apareceu à Santa Bernadete, ela trazia nas mãos um Rosário com as contas cor de ouro, e pedia: "Reza pelos pecadores, pelo mundo tão revolto." Estas aparições foram oficialmente aprovadas pela Santa Igreja.
Em suas aparições de Fátima (Portugal, 1917), também oficialmente reconhecidas pela Santa Igreja, a Santíssima Virgem pediu: "Rezai o terço todos os dias, para alcançar a paz para o Mundo e o fim da guerra."
            Também em suas manifestações em Akita (Japão, 1973), também oficialmente reconhecidas pela Santa Igreja, revelou: "As únicas armas que nos restarão então serão o Rosário e o Sinal deixado pelo Meu Filho. Rezem cada dia as orações do Rosário. Com o Rosário, rezem pelo Papa, pelos Bispos e pelos sacerdotes. (...) Reze muito as orações do Rosário. Eu sozinha ainda sou capaz de salvar vocês das calamidades que se aproximam. Aqueles que colocarem sua confiança em mim serão salvos." (13/10/1973)
            Também no Brasil falou à Santíssima Virgem em suas aparições em Congonhol-MG (1987-1988), em mensagens com aprovação expressa para divulgação por parte do Bispo Local (o saudoso Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho): "O Rosário que você reza com a comunidade é milagroso. Avisa para colocarem seus pedidos sobre o altar." (03/08/1987) "Coloque o Terço na mão. Tudo se consegue com o Terço na mão." (07/09/1987) "Estou inquieta em ver tantos filhos meus que caminham para a perdição. (...) Rezem todos os dias o Rosário para que Jesus tenha compaixão deles e que possam se salvar também." (23/09/1987)
            Já Nosso Senhor, falando à Irmã Amália, religiosa estigmatizada brasileira (Campinas-SP, à partir de 1930), revelou em mensagens com aprovação expressa para divulgação por parte do Bispo local (o saudoso Dom Francisco de Campos Barreto): “Amados filhos que todos os dias repetis com amor a Ave Maria, a saudação à Virgem. (...) Amados filhos, se pudésseis ver como os anjos saúdam Maria no céu; com amor, reverentes e em santa alegria aos seus pés se colocam para cumprir as ordens da Mãe amável. Maria quando recebe veneração e homenagem, imediatamente olha para vós que ainda estais na terra, e diz: “Se todos os meus filhos me louvassem com a Ave-Maria, nenhum deles se perderia!”. Porque quem saúda Maria com a Ave-Maria, predispõe o seu coração para receber o derramamento de minhas graças. Maria é cheia de graça, porque foi escolhida para ser minha Mãe, portanto tem nas suas mãos os tesouros do Paraíso, dos quais pode dispor em vosso benefício. Mas se recebeis pouco, quando dizeis a Ave-Maria, é porque rezais sem atenção. Não é a quantidade que agrada a Maria, mas sim a qualidade. (...) Filhos, se pudésseis compreender o valor desta saudação bem rezada! Aproveitai! Não desperdiceis vosso tempo e rezai bem! Se assim fizerdes, na hora da vossa morte estareis repletos de graças, para poderdes entrar na vossa pátria, que é o Paraíso. (...) Na verdade, Ela tudo pode, porque tem nas suas mãos os tesouros de meu Coração, e é a distribuidora de meus dons divinos. Se alguém desejar receber prontamente, peça-me por Maria, porque é por meio dela que dou em abundância meus tesouros. Foi por meio de Maria, que desci ao mundo e vos abri as portas do Paraíso. É por Maria que dou às almas de boa vontade o que me pedem. Vinde, porque Ela vos conduzirá a Mim! Amados filhos, animo-vos a rezar bem a oração angélica, que poderia se chamar saudação divina, porque toda ela foi ditada pelo nosso amor. Vinde a Ela com confiança e amor, por meio desta belíssima oração, composta pela Trindade, para saudar a nossa amada, Maria. Rezai com amor, alegria e com confiança filial a oração angélica. Tereis o meu Amor nos vossos corações." (19/08/1931).
Na Itália em Montiquiari Nossa Senhora Rosa Mística falou pra Pierina:  “Rezai o santo terço! Filha, eis o santo Rosário! Todos quantos o rezarem alcançaram de mim inúmeras graças. Ele é um forte vinculo a prender-vos em meu Coração. Ele glorifica o Senhor, rei do céu e da terra. Fiquem os meus devotos, a saber, que é preciso expiar os muitos pecados feitos contra o meu divino Filho Jesus Cristo. Meus filhos, amai-vos uns aos outros! Amor a Deus e amor ao próximo! A oração é amor que sobe ao céu. Desejo que os meus filhos o compreendam para se realizar o que eu digo. Sobre todos desça a benção do Senhor. Rezai o Santo Rosário”.
“Um terço bem rezado devotamente é um penhor para qualquer intercessão; é a contemplação dos mistérios da fé. O Pai Nosso é a prece da união. A prece do Senhor. O Glória é a prece da glorificação da Santíssima Trindade. Diz aos Meus filhos que rezem o santo terço, elo de fé e de luz e vinculo de união, de glória e de bem aventurança”.
“Reza, minha filha; reza e faz rezar. Tantos dos meus filhos vivem nas trevas! Já não se quer a Deus. Oh! em que luta se acha a Igreja do meu Filho! Por isso, estendo Eu o manto da minha predileção sobre a humanidade, por que há urgência de oração de amor e prece de expiação... A humanidade corre o risco para a sal grande ruína... Quantas almas perdidas!... Pobre Igreja do meu Divino Filho Jesus Cristo! Orai, ó filhos, fazei penitência... Este é o meu apelo vivo, a advertência da Mãe do Senhor”.
“Minha filha esta é a hora em que é preciso que vos unais em oração e caridade, em torno do Senhor. É abandonado e ultrajado por tanto dos seus filhos. Queremos almas fortes e generosas, prontas a dar testemunho e a demonstrar que o meu Divino Filho se imolou na cruz; compreenda cada um quanto e como o Coração de Jesus está cheio de amor e de misericórdia. Vim aqui para falar do amor que a Deus é devido; para instigar as almas a este amor a Deus e ao próximo. Eis o meu apelo, esta a mensagem da Mãe do Senhor”.
“Convido-vos ainda ao Santo Rosário, que é tão bem aceito pelo Senhor. Saibam-no todos os meus filhos que acudiram ao meu pedido com a comunhão reparadora, que eu lhes pagarei com enorme abundância de graças... diz que rezem o santo rosário. Eu mesma descerei do céu com os anjos para ofertar ao Senhor esta oração... quantas graças serão concedidas! Eu vejo e abençoo a todos”.
“Eu sou Maria, a Mãe da Igreja. Por esta Igreja, pelo Santo Padre, pelos sacerdotes e por todos os filhos da Igreja suplico oração, oração, a fim de que regresse aos corações o verdadeiro amor a Deus e a verdadeira caridade. Invocai especialmente a proteção do arcanjo São Miguel, para que guarde a Igreja de todas as insídias ameaçadas e a defenda. De fato, jamais a Igreja se viu em perigo tão grande como o de hoje. Rogo por ela continuamente. Também deste lugarzinho se difundirá luz. Já falei ao coração dos meus filhos diletos e incentivei-os a serem de novo arautos do meu amor, da minha mensagem, da caridade. Sempre me acho perto deles para os fortificar com a  graça do Senhor, mas diz-lhes também que rezem ainda mais com amor, se sacrifiquem e reparem”.
Diante de tudo isso, fica claro que o Santo Rosário depois da Santa Missa é uma das orações mais queridas por Nossa Senhora e a que melhor toca no coração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário